Epic transforma banimento do Fortnite em crise imaginária

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Imagem: TecMundo/Divulgação
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Sua avó chamaria de “barafunda”, mas como no tempo dela não havia Fortnite, fake news parece uma expressão mais apropriada para denominar a pretensa crise arranjada pela Epic & seus processos contra a Apple e a Google, que ontem (13) baniram de suas lojas os games da empresa e, em troca, ganharam processos judiciais.

A regra é clara: se você viola as diretrizes das app stores é convidado a se retirar. A Epic sabia disso quando atualizou seu aplicativo e abriu a possibilidade de os jogadores pagarem suas compras diretamente a ela, deixando de repassar à Apple e à Google os 30% que as duas recebem para hospedar, de forma segura, o jogo em suas lojas.

A razão do banimento: fugir das taxas de afiliação das lojas oficiais.A razão do banimento: fugir das taxas de afiliação das lojas oficiais.Fonte:  Epic Games/Reprodução 

“A Epic sabia que a Apple nem piscaria na hora de banir o Fortnite, como faria com qualquer outro aplicativo que tivesse infringindo as regras – e foi por isso que ela testou primeiro na Apple Store”, diz o colunista do site BGR Chris Smith. Em seguida, a empresa repetiu o mesmo com a Play Store, e a Google igualmente baniu o Fortnite de sua loja.

90 dias com dispositivos infectados

A relação entre Epic e Google azedou já em 2018, quando o Fortnite para Android foi lançado fora da Play Store. Não deu outra: a Google rapidamente descobriu uma falha de segurança que permitia aplicativos maliciosos invadirem os dispositivos. A Epic, sabendo do problema, pediu que a Google não divulgasse o problema por três meses (o que, obviamente, a empresa se recusou).

.  Issue Tracker Google/Reprodução) 

O agradecimento foi (desculpe o trocadilho) épico: “A Epic aprecia o esforço da Google em realizar uma verificação de segurança profunda do Fortnite imediatamente após nosso lançamento no Android [...]. No entanto, ela foi irresponsável em divulgar os detalhes técnicos da falha tão rapidamente."

Se o objetivo era transformar uma disputa comercial em uma luta Davi x Golias, a Epic conseguiu (pelo menos, no Twitter):


A pergunta é se essa estratégia tem fôlego para se sustentar:



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