O Banco Central (BC) decidiu antecipar a primeira etapa de lançamento do PIX, sistema de pagamentos instantâneos, para 5 de outubro. Nesta data, clientes de bancos já poderão fazer registros de chaves que vão permitir o recebimento de pagamentos pelo PIX e substituir dados como número do banco, agência e conta. O cronograma anterior estabelecia o dia 3 de novembro como prazo.
A notícia foi anunciada pelo presidente do BC durante um evento virtual na manhã desta quarta-feira (22) e, posteriormente, oficializada pela própria autarquia — que afirmou que esta mudança dará mais tempo de adaptação para as instituições financeiras e os clientes.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
“Quem desejar receber um PIX de forma simples e prática deverá, a partir de outubro, acessar o aplicativo da instituição em que possui conta e fazer o registro da chave, vinculando o número de telefone celular, e-mail ou CPF/CNPJ àquela conta específica”, declarou o Banco Central através da nota publicada.
No comunicado, a autarquia explica que essas informações serão armazenadas em uma plataforma tecnológica, chamada Diretório Identificador de Contras Transacionais (DICT), que compõe o sistema de pagamentos instantâneo.
“Estarão disponíveis antecipadamente todas as funcionalidades para a gestão das chaves – além do registro, a exclusão, a alteração, a reivindicação de posse e a portabilidade”, disse o BC.
As regras específicas estarão detalhadas no Regulamento PIX, que será publicado em agosto. De acordo com o cronograma divulgado, uma operação restrita começará em 3 de novembro e, no dia 16 do mesmo mês, o sistema será lançado para toda a população.
Fontes