Os executivos que comandam algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo foram convocados para testemunhar no Congresso dos Estados Unidos. O motivo é uma ação antitruste que investiga práticas anticompetitivas de mercado por parte dessas companhias.
Tim Cook (Apple), Jeff Bezos (Amazon), Mark Zuckerberg (Facebook) e Sundar Pichai (Alphabet e Google) estarão presentes. Quem confirmou a informação foi a porta-voz do comitê responsável pela investigação, Shadawn Reddick-Smith, que afirmou que o processo já está quase no fim. A informação é do jornal The New York Times.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O encontro deve acontecer ainda em um dia ainda não estabelecido no final de julho, com todos os CEOs presentes ao mesmo tempo. Entretanto, os executivos só teriam concordado com a participação se os colegas e rivais também comparecessem. O último a avisar que participará é Cook, o que significa que o quarteto de fato estará junto diante dos congressistas.
Multas pesadas a caminho?
A investigação do governo dos EUA contra as gigantes da tecnologia envolve práticas anticompetitivas como controle de algoritmos, redução de concorrência e privilégio aos próprios produtos em plataformas de comércio eletrônico, entre outras acusações. Processos similares estão em andamento também na União Europeia e a Google já foi multada no continente em US$ 5 bilhões por causa do sistema operacional móvel Android.
Fontes