O tradicional jornal norte-americano The New York Times decidiu remover o seu conteúdo e encerrar a parceria com o serviço de assinatura Apple News. A rescisão foi anunciada nesta segunda-feira (29).
De modo geral, o jornal deu dois motivos para desistir da parceria, que existia desde 2015, junto com o surgimento do serviço. Para começar, a ideia é retomar uma conexão mais direta com o leitor e assinante, sem um intermediário. Isso envolve utilizar o próprio site, já que conteúdos no Apple News são exibidos em uma interface feita pela marca.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Além disso, o Times afirma que estava insatisfeito com o formato de exibição de alguns de seus conteúdos na plataforma da Maçã, e que o posicionamento dos artigos por lá dava aos jornalistas um controle reduzido sobre o próprio conteúdo.
O lado da Maçã
Entretanto, como nota o Business Insider, é possível que o jornal também estivesse insatisfeito com a taxa de 30% cobrada pela empresa por cada assinatura feita dentro do ambiente da Apple.
Em comunicado, um porta-voz da Apple afirmou que o The New York Times enviava apenas "algumas histórias por dia" e que a empresa continua apoiando o jornalismo de qualidade sob um modelo de anúncios, assinatura e comércio pelo serviço. O Apple News tem mais de 125 milhões de usuários espalhados pelo mundo.
Fontes