O AliExpress começou a enviar encomendas ao Brasil por meio de voos fretados semanais. Com o objetivo de evitar atrasos nas entregas, o e-commerce chinês fechou uma parceria com a empresa de cargas aéreas Atlas Air, que começou a trazer pacotes da plataforma de vendas para o nosso país no início de junho.
De acordo com informações do site Latin America Business Stories, a parceria foi fechada pela Cainiao, filial do grupo Alibaba, e a Sinotrans, empresa especializada em ligar negócios com empresas aéreas. Além de agilizar as entregas no Brasil, o contrato também cobre envios para o Chile.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Fonte: LABS
O contrato entre as duas empresas inclui dois voos por semana, mas os dias em que as entregas acontecem não foram revelados. A primeira remessa de produtos chegou ao país em 6 de junho, no aeroporto de Guarulhos.
Medida temporária
A contratação de uma empresa especializada na entrega de cargas aéreas é uma medida paliativa adotada pela AliExpress. Em condições normais, a gigante do e-commerce costuma enviar seus produtos por meio de voos de passageiros.
Com a pandemia do coronavírus, porém, o número de aeronaves diminuiu drasticamente, o que acabou afetando os prazos de entrega da empresa. A tendência é que o negócio se normalize com o controle da pandemia, mas as empresas aéreas ainda devem sofrer com o baque causado pela covid-19 no futuro.
De acordo com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), o segmento de transporte aeronáutico enfrentará quedas até 2025 e ainda será 10% menor do que era no ano passado. Desde o início da pandemia, as empresas aéreas tem enfrentado suspensões e adiamentos para evitar a proliferação da doença, e tiveram que diminuir o número de voos pela falta de passageiros.
No caso do AliExpress, a pandemia acabou atrapalhando as entregas, mas a empresa ainda continua garantindo bons números de vendas. Recentemente, a gigante do e-commerce realizou o Festival de Verão, que possui diversas promoções temporárias, e registrou números superiores aos alcançados em 2019.
Ao todo, o festival contou com a participação de 100 mil vendedores e 10 milhões de produtos em oferta. Segundo os números divulgados pelo AliExpress, o primeiro dia do evento alcançou resultados 50% superiores em relação ao mesmo período do ano passado.
Categorias