A tradicional fabricante Olympus vai deixar o mercado de fotografia. A empresa anunciou nesta quarta-feira (24) que transferiu o controle do setor de imagem para outra companhia.
A nova dona é o fundo de investimento Japan Industrial Partners (JIP), que também controla a marca de computadores VAIO, criada pela Sony e vendida em 2014. O setor de câmeras agora se chamará NewCo e a transação deve ser assinada em definitivo no dia 30 de setembro de 2020.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Sob o controle do JIP, a divisão será "mais compacta, eficiente e ágil", sem maiores detalhes do que isso significa. Câmeras que fazem parte do atual catálogo da Olympus devem manter o suporte normalmente.
Muita história
A Olympus trabalha com fotografia desde 1936, quando começou a fabricar e vender o seu primeiro modelo. Além de lançar produtos consagrados, ela alega ter atingido um ponto em que vendeu câmeras altamente lucrativas e lentes que atenderam um mercado difícil como o da fotografia. Recentemente, modelos Micro 4/3 e da linha PEN eram o foco do catálogo, além de produtos top de linha como a OM-D E-M5 Mark II.
Entretanto, a divisão ficou no vermelho nos últimos três anos fiscais, o que levou a marca a repensar o modelo de negócios. Atualmente, o setor da Olympus que mais recebe destaque é o de equipamentos médicos.
Fontes
Categorias