Após um período turbulento de restrições, o Departamento de Comércio dos Estados Unidos e outras agências norte-americanas concordaram com alterações às limitações impostas à Huawei e anunciaram a suavização das regras para que empresas chinesas e estadunidenses colaborem com o desenvolvimento da tecnologia 5G.
O secretário do comércio Wilbur Ross confirmou a informação à Reuters, salientando que o órgão, entretanto, continua comprometido em proteger os interesses de segurança nacional e política externa dos EUA.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Avanço da companhia no desenvolvimento dos padrões 5G teria motivado suavização de restrições.Fonte: Divulgação
Apesar de ainda aguardar registro federal – enviado sexta-feira (12) e que deve ser publicado ainda hoje –, a decisão foi tomada devido ao avanço da companhia chinesa em seus processos. De acordo com a Strategy Analytics, a Huawei “é líder nas contribuições gerais para o 5G”.
Por isso, o país comandado por Donald Trump deseja participar ativamente da definição dos padrões globais da conexão, visando, ainda, consolidar sua relevância no contexto. “Os Estados Unidos não irão ceder a liderança em inovação global”, afirma o secretário em comunicado.
Fontes