A Intel fez uma confusão na nomenclatura de seus novos processadores voltados para estações de trabalho para o segmento de baixo custo. Os novos Xeon W fazem parte da série 1200 (codinome Comet Lake), e são os sucessores da série E-2200.
Até 10 núcleos para estações de trabalho de entrada
Os Xeon W-1200 oferecem até 10 núcleos e 20 threads, e devem competir com os AMD Ryzen do segmento mainstream, que possuem ótimo desempenho em multitarefa. A maior prova disso são as semelhanças entre o Xeon X-1290P, modelo topo de linha da série, e o Core i9-10900K.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Esses chips, inclusive, têm suporte para memórias ECC – geralmente usadas em servidores – com frequência de 2933 MHz em dual channel, e suportam a plataforma vPro, assim como alguns chips Intel Core.
Os modelos mais potentes possuem o “P” adicionado ao modelo, e todos eles têm TDP de 125 W. De uma forma meio surpreendente, o TDP dos outros modelos apresentam valores bem diferentes, como 80 W e 35 W.
Intel Xeon W-1200 e suas especificações:
Fonte: El Chapuzas Informatico/ReproduçãoFonte: El Chapuzas Informatico
Ao contrário dos chips Intel Core de 10ª geração, cujos gráficos integrados recebem o nome UHD 630, os Xeon W-1200 usam a iGPU UHD P630.
Não sabemos se essa mudança na nomenclatura significa um aumento de desempenho. No entanto, como são chips voltados para estações de trabalho, é possível que essas placas de vídeo integradas ofereçam maior possibilidade de conexões e suporte para mais monitores.
Categorias