O formato de mensagens Rich Communication Services (RCS) pode finalmente dar um salto em sua missão para substituir o SMS: a Google, que desenvolve o novo padrão, fechou uma parceria com a Samsung para implementar a novidade nos celulares da linha Galaxy.
A parceria entre as duas empresas foi firmada ainda em abril, quando as companhias já estavam atuando juntas para realizar melhorias em apps da Google para o dobrável Galaxy Z Flip. De acordo com as companhias, o desenvolvimento conjunto para trazer o RCS aos Galaxys está sendo desenvolvido desde 2018.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Fonte: Google
De acordo com a fabricante sul-coreana, o trabalho feito com a Google permitirá implementar as novidades do RCS diretamente no app Samsung Messages. Com isso, os usuários terão acesso a um novo tipo de serviço SMS, que suporta arquivos de mídia em alta resolução, envio de áudios, localização e também criação de grupos.
RCS deslanchando
A implementação do RCS nos celulares da linha Galaxy deve auxiliar na disseminação do padrão, que ainda tem distribuição bastante limitada. Como a Samsung é a empresa que mais vende celulares no mundo, a chegada do "novo SMS" nos aparelhos da marca garante mais terreno para a tecnologia da Google.
Além da implementação nos smartphones, a gigante de Mountain View também precisa negociar com as operadoras para conseguir liberar o RCS em mais países. Felizmente, a companhia está avançando e o formato até chegou no Brasil. No fim do ano passado, a operadora Claro começou a oferecer a novidade para seus clientes no país, basta que os usuários adotem o Google Mensagens como app padrão de SMS.
Fontes
Categorias