As sanções impostas pelo governo dos Estados Unidos a empresas chinesas, aparentemente, não estão sendo levadas tão a sério. De acordo com o TechRadar, apesar das duras medidas estipuladas, empresas norte-americanas estariam negociando “por baixo dos panos” o uso de padrões de tecnologia 5G da Huawei. Ainda assim, há aquelas que impedem seus engenheiros de participarem de quaisquer conversas informais sobre o assunto, enquanto outras somente não se pronunciam em discussões formais.
Para contornar o descontentamento de empresários e suavizar o receio de os EUA estarem em desvantagem na definição dos rumos do mercado, uma fonte declarou à Reuters que o Departamento de Comércio dos Estados Unidos está se dedicando à definição de novas regras que concederiam permissões para a abordagem do assunto em reuniões nas quais a Huawei esteja presente.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Estas flexibilizações, entretanto, dependeriam da aprovação de outras agências governamentais, o que pode representar um obstáculo para negociações de soluções que contemplem companhias menores. Tais companhias, apesar de contarem com incentivos por banirem tecnologias chinesas, ainda sofrem com a diferença de preços para a aquisição de produtos ainda permitidos.
Flexibilização de sanções pode estar a caminho.Fonte: Nikkei Asian Review
As sanções foram impostas sob o argumento de defesa da segurança nacional, sem, entretanto, haver evidência de que problemas reais tenham afetado o país.