De acordo com o Wccftech, a AMD e a NVIDIA compraram toda a capacidade produtiva extra de fabricação de chips em 7 nanômetros da TSMC. Essa capacidade adicional teria sido liberada devido à Apple ter migrado seus próximos chips para a tecnologia de 5 nm.
Agora, AMD e NVIDIA estariam se preparando para a batalha da próxima geração de placas de vídeo que as companhias vão apresentar até o final deste ano. Supostamente, a NVIDIA estaria aguardando o lançamento das Radeon Big Navi para poder fazer aprimoramentos na linha 3000 das RTX.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Fonte: Zoom/ReproduçãoFonte: Zoom
AMD: maior cliente do 7 nm da TSMC
A AMD usa a tecnologia de 7 nanômetros da TSMC desde 2018, quando anunciou sua primeira GPU para servidores baseada nesse processo de fabricação: a Radeon Instinct MI60. No ano passado, foi a vez da companhia apresentar a primeira GPU para jogos em 7 nm: a Radeon VII.
A partir de julho de 2019, a AMD ainda anunciou os processadores Ryzen de terceira geração e novas placas de vídeo para jogos: todos produtos baseados no 7 nm da TSMC.
No segundo semestre deste ano, a companhia pode ultrapassar a Qualcomm e a HiSilicon e se tornar a maior cliente mundial do 7 nm da TSMC, uma vez que todos os seus chips já usam esse processo de fabricação. Recentemente, a empresa ainda anunciou dois novos processadores Ryzen série 3000 de baixo custo, que também usam essa tecnologia.
AMD x NVIDIA: guerra dos 7 nm pode ser adiada
A crise do novo coronavírus pode acabar adiando a disputa do mercado da próxima geração de GPUs entre a AMD e a NVIDIA. A pandemia, aliás, pode ajudar as companhias no desenvolvimento de seus próximos produtos.
Caso haja atraso no lançamento, as duas fabricantes teriam mais tempo para fazer ajustes finos de desempenho e consumo de energia. A própria Computex 2020 não deve ser realizada até setembro.