O cenário de streaming de música online global vai sofrer grandes mudanças em 2020, impulsionado pelo crescimento registrado em 2019 e alimentado pela pandemia da coronavírus. Se o Spotifycontinua a ser líder desse mercado, o Apple Music, mesmo mantendo participação de 24% na receita total do setor e de 19% no total de assinaturas pagas, viu sua base de assinantes crescer 36% em um ano.
Spotify é a plataforma preferida entre os 358 milhões de assinantes de serviços de streaming de música.Fonte: Statista
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O relatório da empresa de pesquisas Counterpart Research mostra que o Spotify detém globalmente 31% da receita total e 35% de todas as assinaturas pagas. O segundo colocado, Apple Music, segue com uma participação de 24% na receita total do setor e uma participação de 19% na base de assinaturas pagas.
Segundo um dos analistas envolvidos na pesquisa, Abhilash Kumar. “gigantes da tecnologia como Amazon, Apple e Google começaram a se concentrar no streaming de música e têm dinheiro suficiente para exercer uma forte concorrência ao Spotify. O Apple Music, por exemplo, está aprimorando seu aplicativo com a introdução do modo noturno, listas de reprodução selecionadas etc".
À procura de assinantes nos mercados emergentes
A maioria das novas assinaturas das plataformas tradicionais está afluindo de mercados emergentes, especialmente Brasil, Índia e Rússia.
Brasil é um dos países emergentes que mais consome música por streaming.Fonte: Statista
Correndo por fora, as plataformas regionais usam conteúdo local para liderar em seus mercados. O Gaana ainda é o player número 1 na Índia; o Yandex Music, na Rússia; o Anghami, no mundo árabe; e o Tencent Music Group, no mercado chinês, com a ajuda dos seus aplicativos QQ Music, Kugou e Kuwo.
Serviços regionais lideram localmente.Fonte: Counterpoint Research
O analista da Counterpoint Research acredita que o setor absorverá bem o impacto da pandemia de COVID-19 . “Por causa da quarentena, a atração por canais de notícias e podcasts registrou um aumento, enquanto a transmissão de músicas caiu. As pessoas procuram ativamente por notícias, atualizações e conteúdos exclusivos".
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