Elon Musk informou em seu Twitter que está em busca de uma locação para construir a unidade da Gigafactory destinada à fabricação da Cybertruck, picape de design futurista anunciada no ano passado. Na publicação, o CEO da Tesla ainda revelou interesse especial na região central dos Estados Unidos.
Embora não tenha indicado a possibilidade de negociação com algum governo estadual, para incentivos fiscais, por exemplo, especula-se que Musk possua uma lista restrita de candidatos, sendo a cidade de Nashville, no estado do Tennessee, uma das principais opções. Inclusive, ele teria discutido com alguns funcionários locais sobre essa possibilidade.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Scouting locations for Cybertruck Gigafactory. Will be central USA.
— Elon Musk (@elonmusk) March 11, 2020
O dono da Tesla também disse na rede social que pretende usar essa mesma Gigafactory para montagem do Y Model destinado a mercados orientais, SUV compacto da marca que chegou recentemente à milionésima unidade fabricada.
Gigafactory em outros países
Há pouco tempo, a companhia abriu duas novas unidades de produção, uma em Freemont, Califórnia, e outra em Xangai, onde já operava. Musk ainda planeja construir seus carros elétricos na Alemanha, país de ampla tradição no setor automobilístico.
Vale enfatizar que o governo brasileiro demonstrou interesse em trazer uma Gigafactory para o nosso território, de modo que autoridades de Santa Catarina estariam conversando com executivos da Tesla sobre o assunto. Contudo, analistas do setor veem o projeto como algo inviável para esse mercado, devido aos seus altos custos e baixa aderência aos veículos na América Latina.