A clássica empresa Yahoo! passa por um momento de reformulação do seu modelo de negócios. Depois de ser adquirida pela Verizon em 2017, a companhia agora se transformou em uma operadora de telefonia celular nos Estados Unidos.
O Yahoo Mobile é um serviço de telefonia que se aproveita do nome da marca original, oferecendo um plano ilimitado de dados, SMS e ligações por US$ 39,99 mensais — cerca de R$ 185 em conversão direta de moeda. Os consumidores ainda levam junto um plano de emails sem anúncios e armazenamento de 1 TB pela companhia, sem contratos de longa duração.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O plano único promete ainda que não vai restringir a sua velocidade de conexão, mesmo que você utilize uma grande quantidade de dados. O único momento em que isso acontece é em locais com alta concentração de pessoas, além do uso do aparelho como hotspot Wi-Fi para outros dispositivos. É possível acessar e controlar todos os serviços por meio de um aplicativo para Android e iOS.
Clientes interessados podem assinar o plano mensal para o smartphone atual ou comprar um modelo novo usando a loja da empresa. A rede utilizada é a mesma da Verizon, o que significa que os planos ficam restritos aos locais com cobertura da operadora.
Atualmente, o Yahoo! continua majoritariamente como uma empresa de internet, com o portal no ar e funções como o buscador, que recentemente completou 25 anos de vida. Entretanto, a marca está longe da fama anterior, quando foi uma das gigantes da internet — aos poucos, serviços estão fechando, companhias adquiridas são colocadas à venda e a empresa ainda se recupera do grave vazamento de dados em sua base de usuários em anos anteriores.