O aplicativo da Uber está apresentando instabilidade nesta quinta-feira (5), conforme relatos de vários usuários do serviço no Twitter, que reclamam de sistema fora do ar, valores de corridas mais altos, erros ao logar e travamento, entre outros tipos de problemas.
Na rede social, há reclamações de usuários brasileiros e também de países como Chile, Equador e Estados Unidos, entre outros, dando conta de que a falha no Uber está afetando tanto passageiros quanto motoristas da plataforma. Uma das consequências está sendo o aumento da tarifa dinâmica, pois os usuários não conseguem encontrar carros disponíveis.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Em relação às queixas dos condutores que trabalham para o app, muitas delas são sobre a dificuldade para aceitar corridas em qualquer região. Alguns também relatam erro ao tentar entrar no sistema, ficando sem qualquer tipo de acesso ao serviço. Veja alguns relatos de passageiros e motoristas:
@Uber_Brasil oi Uber, a plataforma tá dando problemas, não mostra preço nem pra mim nem para o motorista e a pp do motorista está apitando sem parar para aceitar corridas enquanto está me levando pro meu destino
— I AM CATBUG! CAN WE BE FRIENDS NOW? (@Catbug_33) March 5, 2020
Cara @Uber_Brasil estou mais de uma hora procurando carro e não acho. Vou chegar mega atrasada no trabalho e ser demitida.
— Érika Giovannini (@ErikaGiovannini) March 5, 2020
Boa tarde, @dipo51901101! Não se preocupe é fácil resolver esse problema, se ainda não excluiu e reinstalou o app, essa seria uma boa tentativa, pois, vai garantir que você terá a última versão disponível do app, o que resolve os problemas conhecidos.
— Uber Brasil (@Uber_Brasil) March 5, 2020
No drivers available for 30 minutes in Brooklyn ?? wtf @Uber pic.twitter.com/8qPZO9ZVme
— henry ?? (@HenryNahum) March 5, 2020
Segundo o Downdetector, que monitora o status de vários serviços online em todo o mundo, o Uber saiu do ar no Brasil e nos Estados Unidos, principalmente, tendo começado a apresentar problemas por volta do meio-dia — o gráfico do serviço mostra mais de 1 mil relatos de falha neste horário.
Uber Eats também foi afetado
A pane afetou também o Uber Eats, serviço de entrega de alimentos da companhia. Muitos usuários desta plataforma foram às redes sociais para contar sobre os problemas enfrentados, incluindo a lentidão para encontrar entregadores e outras dificuldades semelhantes às que ocorreram na versão do app para viagens.
Por enquanto, a Uber não se manifestou de forma oficial a respeito destas falhas e instabilidades no sistema relatadas pelos usuários do app em várias partes do mundo. A empresa tem usado apenas o seu perfil no Twitter para responder aos reclamantes, solicitando maiores detalhes sobre o tipo de erro ocorrido com cada um.
Fontes