Na última terça-feira (03), a multinacional Adevinta, uma das proprietárias da OLX Brasil, anunciou a compra de todas as ações do Grupo Zap por R$ 2,9 bilhões. Dessa forma, a companhia controlará as plataformas de anúncios imobiliários Zap e Viva Real. “A fusão ajudará a impulsionar o mercado imobiliário, oferecendo uma melhor gama de serviços com um banco de dados mais amplo de propriedades”, destacou em comunicado oficial.
Segundo a Adevinta, a partir da conclusão do negócio, a OLX Brasil oferecerá mais de 12 milhões de listagens de mais de 40 mil agências imobiliárias, além de milhares de publicações particulares, o que deve ampliar seu alcance em todo o segmento. A empresa também destacou que, somente em 2018, o Grupo Zap gerou receita líquida de R$ 217 milhões e a média de 28 milhões de visitas por mês em 2019.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Mercado digital em crescimento
“A transação aumentará as capacidades do OLX Brasil para impulsionar a inovação e desenvolver uma experiência superior do cliente, tornando a compra, venda e aluguel de imóveis no Brasil muito mais segura, mais simples e mais eficiente para todos os participantes envolvidos”, diz Andries Oudshoorn, CEO do site de classificados no Brasil.
A Adevinta ainda ressaltou que o interesse em adquirir as plataformas coincidiu com um “período de alto crescimento para a publicidade online”. Isso também seria impulsionado com a rápida transição dos anúncios imobiliários para o ambiente digital.
Apesar do anúncio, o acordo não foi totalmente concluído, pois ainda deve passar por aprovação da Agência Antitruste do Brasil (Cade), responsável por controlar práticas de monopólio no país, e outros critérios. Diante disso, o início das operações deve acontecer somente a partir do segundo semestre de 2020.
Fontes