Um relatório divulgado pela empresa Strategy Analytics apontou que as vendas internacionais de celular vão sofrer uma queda global de 20% neste ano, considerando o aumento do número de países afetados pelo coronavírus.
Apesar de a China recentemente apresentar resultados positivos em relação ao surto, o vírus está se espalhando para mais lugares como Coreia do Sul, Japão, Itália e Irã — que estão tendo dificuldades em controlar as infecções.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O último relatório da Strategy Analytics, emitido em 30 de janeiro, indicou que a queda seria de apenas 10%. No entanto, o diretor de serviços do setor Wireless Smartphone Strategy (responsável por esses relatórios), Sui Qian, notou que o surto está avançando para o próximo estágio e emitiu uma previsão atualizada.
Diante disso, a economia na China será altamente afetada com uma diminuição de 15% nas vendas internacionais de celular. No entanto, a situação pode ficar ainda pior caso o número de mortes pelo coronavírus aumente nas próximas semanas, com ações caindo, depressão no mercado e grandes perdas em todo esse setor.
Atualmente, as fábricas de smartphones já estão enfrentando insuficiências no fornecimento de peças, a falta de confiança dos consumidores e, por consequência, uma diminuição nas vendas.
Cenários e previsões para 2020
Segundo os dados da Strategy Analytics, fevereiro e março configuram o principal período de medo generalizado em relação ao surto. Depois de maio, a expectativa é que o coronavírus seja controlado e a poeira abaixe.
Assim, a indústria de vendas internacionais de celular deve sentir os impactos negativos do surto apenas até junho deste ano. No segundo semestre, as fábricas e lojas já devem apresentar uma recuperação modesta.
Leia também: Coronavírus derruba vendas de celulares; pior em nível em 5 anos
Por outro lado, caso o coronavírus continue com força após maio, as ações devem despencar. Isso fará com que, segundo a previsão, o mundo enfrente uma desaceleração no crescimento econômico ou uma recessão.
Fontes
Categorias