A Google entrou com pedido de isenção junto ao governo dos Estados Unidos para trabalhar novamente com a Huawei. Em caso positivo, os aparelhos da fabricante chinesa terão de volta apps como a Play Store, YouTube, Maps, Gmail, dentre outros. A solicitação vem na mesma onda da Microsoft, que no ano passado recebeu autorização para levar o sistema Windows e a suite Office 365 aos notebooks da Huawei.
Vale lembrar que desde maio de 2019, o governo norte-americano iniciou uma série de boicotes à companhia e vários fornecedores chineses, devido a supostas práticas de fraude. O resultado disso é que ela foi obrigada a parar de oferecer recursos importantes em seus dispositivos móveis, como o Google Mobile Service e soluções da Microsoft.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A saída da fabricante, então, foi adicionar uma loja própria, a Huawei Mobile Service, para que os usuários pudessem fazer download de apps em seus aparelhos, como é o caso do novo dobrável Mate Xs. Uma medida adicional a isso seria a parceria com a Oppo, Xiaomi e Vivo para o desenvolvimento de uma “Play Store” conjunta, chamada GDSA, que deve ser lançada já em março.
Fontes