Já pensou em comprar usando seu próprio tempo como moeda? É exatamente isso que a loja de móveis IKEA tornou realidade. A unidade da varejista em Dubai adicionou o tempo de viagem dos consumidores até as lojas como método de pagamento em uma campanha promocional.
“Buy With You Time”, ou “Compre com o seu tempo”, é o nome da campanha que permite a troca do tempo de locomoção — seja a pé, veículo ou transporte público — em produtos da loja.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Em uma iniciativa para valorizar compras no ponto de venda, a IKEA tenta oferecer vantagens contra um competidor forte: o e-commerce. Principalmente no exterior, comprar pela internet esvaziou lojas físicas consideravelmente, diminuindo o potencial de consumo e pondo em risco a sobrevivência dessas lojas.
A proposta da IKEA Dubai, por sua vez, visa recompensar o consumidor pela sua viagem até a loja. Vários produtos foram etiquetados com seu valor na moeda local (Dirham, também conhecida como “AED”) e em horas. Então, ao passar pelo caixa, o cliente poderia utilizar o trajeto registrado no Google Maps, comprovando seu meio de locomoção, e utilizar o tempo gasto como método de pagamento.
Ademais, não só a locomoção daquele dia poderia ser trocada por produtos, como também locomoção de outros dias feitos pelos clientes; assim, clientes poderiam adquirir mais produtos se comprovassem que são frequentadores da loja.
“Antes do nascimento dessa campanha, nós observamos duas coisas: tempo é precioso atualmente, e vários clientes fiéis da IKEA gastam boa quantidade dele para visitar nossas lojas — normalmente distantes dos centros”, disse um porta-voz da varejista.
Além de ser uma boa forma de recompensar pelo esforço da visita, a campanha também serve para fortalecer o sistema Google. Querendo ou não, “Buy With Your Time” recompensa pelo uso do monitoramento da Google e procura passar a ideia de que ser vigiado não é um problema — desde que você seja recompensado por isso.
Não há previsão para chegada da campanha em outras unidades IKEA, mas isso pode ser um começo para campanhas recompensadoras e que se apoiam no uso da tecnologia.
Fontes
Categorias