Os BlackBerry já foram telefones top de linha, sinal de status e sucesso profissional. Eles até foram cantados em versos de Ney Matogrosso, um dos grandes nomes da música brasileira. Mas a marca de smartphones parece estar com os dias contados — de novo!.
A TCL Communications, maior responsável pelo design, produção e venda dos aparelhos BlackBerry, anunciou pelo twitter que vai parar a fabricação da marca em agosto deste ano. A razão é que os direitos da TCL sobre os telefones se esgotam nesta data. Os aparelhos existentes continuarão a ter um suporte da empresa até 2022.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
— BlackBerry Mobile (@BBMobile) February 3, 2020
O BlackBerry parou de fabricar seus próprios telefones em 2016, e decidiu licenciar a sua marca desde então. O maior acordo foi assinado com a TCL, empresa parcialmente de propriedade do governo chinês, que adquiriu os direitos globais sobre o design e venda dos smartphones. A empresa conseguiu manter o estilo clássico do BlackBerry e, ao mesmo tempo, incluir as funções modernas dos telefones Android. Isto, no entanto, não resultou em um sucesso de vendas.
Sem a TCL, a marca BlackBerry passa a ser apenas fabricada por empresas com alcance regional limitado. O BB Merah Putih lançou um único dispositivo na Indonésia em 2017, e a Optiemus Infracom fez alguns modelos de telefones para a Índia, Sri Lanka, Nepal e Bangladesh. Os direitos sobre marca no resto do mundo são, por enquanto, da TCL.
A TCL, por sua vez, construiu, durante anos, a sua experiência com várias marcas diferentes, incluindo BlackBerry, Alcatel e Palm. Agora, a empresa pretende começar a vender telefones com a sua marca própria.
Não está claro se a BlackBerry vai optar por outro fabricante para continuar a manter a linha de telefones viva, ou se é realmente o fim da linha por aqui.
Categorias