Evan Spiegel, fundador e CEO do Snapchat, demonstrou admiração pelo TikTok durante um painel da Digital Life Design, conferência realizada nesta quarta-feira (20) na Alemanha. "Eu amo o TikTok; sou um grande fã", declarou após ser questionado sobre o app da ByteDance.
Ele ainda disse acreditar que essa mídia digital poderia superar o número de usuários do Instagram: "Eu acho que é certamente possível, porque esse conteúdo baseado em talentos é geralmente mais interessante que o conteúdo baseado em status".
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Veja também: TikTok foi baixado mais vezes que Facebook e Instagram em 2019
O CEO destacou que o TikTok é um espaço diversificado e que conversa diretamente com o público. "As pessoas passam algumas horas aprendendo uma nova dança ou pensam em uma nova e divertida maneira criativa de contar uma história e estão realmente criando meios de comunicação para entreter outras pessoas", explicou.
Cópias e combate ao "status"
No ano passado, o Instagram retirou o número de curtidas das publicações da plataforma com o objetivo de promover um ambiente mais saudável aos usuários; logo, essa pode ser considerada uma medida de combate a essa base de status que, de alguma forma, ainda existe na rede social de imagens.
Para alcançar o sucesso de outros apps, diversos recursos do Instagram também foram "copiados" de concorrentes, como o próprio Snapchat, com filtros e stories, e o TikTok, com efeitos para o Boomerang. Isso sem considerar o IGTV, que Zuckerberg busca alavancar como espaço de conteúdo em vídeo desde 2018.
Leia também: Adeus! Instagram retira botão do IGTV de sua interface inicial
A mídia social chinesa teve expressivo crescimento nos últimos anos. Em 2019,superou a marca de 1,5 bilhão de downloads em todo o mundo e ficou atrás apenas do WhatsApp como um dos apps mais populares. Contudo, segundo dados do Statista, o Instagram ainda tem a maior base de usuários globais: 1 bilhão contra 500 milhões do TikTok.
Fontes