A Google está sendo investigada por monopólio em seu motor de busca pelo Comitê Judiciário da Câmara dos Estados Unidos. Inicialmente, a acusação vem de empresas menores, que alegam serem prejudicadas pelo sistema de anúncios do Adwords. A primeira a testemunhar em audiência na próxima sexta-feira (24) contra a gigante será a Basecamp, especializada em desenvolvimento de apps para web.
Em entrevista à Reuters, David Hansson, cofundador da empresa, disse que a Google prejudica seus negócios, ao permitir que anúncios de concorrentes sejam encontrados primeiro quando o domínio da Basecamp e outras palavras-chave relacionadas são pesquisados. Com isso, mesmo com links patrocinados, o acesso a esse site ficaria comprometido e, consequentemente, a venda de seus produtos seria afetada negativamente.
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Para neutralizar esse efeito, a Basecamp teria pagado cerca de US$ 70 mil por ano em anúncios. “O monopólio do Google na pesquisa na Internet deve ser quebrado em prol de um mercado justo”, afirmou Hansson.
Em resposta às acusações, Jose Castaneda, porta-voz da companhia de Mountain View, apenas comentou à Reuters que em termos de marca registrada, como nome de empresas, a política interna do sistema online teria como base “o interesse de anúncios e anunciantes”.
Como funciona o Adwords
O Adwords é uma solução da Google que permite a companhias e sites pagarem para aparecer no topo e lateral do motor de buscas. Contudo, esses links patrocinados aparecem sob a marcação de anúncios e em destaque de cor diferente de sites exibidos nos resultados orgânicos, ou seja, não pagos.
Para configurar esse tipo de publicidade, é preciso incluir palavras-chave com maior poder de acessos. Conforme o nível desses termos, o valor do anúncio pode ficar mais elevado, o que explicaria a quantia supostamente paga pela Basecamp.
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