Jeff Bezos quer a Índia, mas a Índia não quer Jeff Bezos — e deixou isso bem claro assim que o CEO da Amazon pisou no país para uma visita de 3 dias. A rejeição não diminuiu nem com o anúncio de que ele planeja investir US$ 1 bilhão na inserção de pequenas e médias empresas na web.
Os comerciantes indianos não estão se deixando convencer, e os números explicam por quê. Desde julho de 2019, mais de 50 mil pequenos negócios fecharam por conta da política agressiva de preços e descontos praticada pela Amazon e pela Flipkart, empresa do grupo Walmart.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
@AICPDF support the call from @TEAMCAIT @praveendel @BCBHARTIA to protest against @amazon @jefbezos pic.twitter.com/HNJAEtFMWA
— AICPDF (@AICPDF) January 14, 2020
Nem mesmo a promessa de que usará a logística global da empresa para exportar US$ 10 bilhões em produtos indianos até 2025 esfriou os ânimos. Lojistas foram ontem às ruas de 300 cidades, convocados pela Confederação dos Comerciantes da Índia (Cait, na sigla em inglês), para protestar contra as práticas comerciais da Amazon.
Enough of tolerance! @TEAMCAIT @AimraIndia will fight this battle against foreign economic terrorists & invaders till the very end and bring back peace & prosperity for our 70 million retailers. @narendramodi @rajnathsingh @PiyushGoyal @nsitharaman It’s now time for action! https://t.co/aHpsJJNGt1
— SUMIT AGARWAL (@sumitagarwal_82) January 12, 2020
Para tentar conter a onda de falências, em 2019 o governo indiano criou leis que restringem empresas estrangeiras de venderem o estoque de suas subsidiárias. Mas nem isso deteve o fim de milhares de pequenos negócios.
Investigação antitruste
A Comissão de Concorrência da Índia (CCI), órgão regulador antitruste, abriu no dia 13 uma investigação sobre práticas anticompetitivas da Amazon e da Flipkart (ambas dominam o mercado de comércio eletrônico da Índia). A medida foi tomada depois de uma denúncia da associação de comerciantes Delhi Vyapar Mahasangh de que as duas empresas norte-americanas teriam fechado acordos com marcas de celulares para venda exclusiva em suas redes. Ambas negaram as acusações.
A investigação deve levar 2 meses para ser concluída. Se forem condenadas, Amazon e Flipkart poderão enfrentar multas pesadas: em 2012, 10 empresas multadas pela CCI pagaram US$ 1 bilhão por formarem um cartel de cimento.
Fontes
Categorias