A empresa de consultoria de dados IDC divulgou números a respeito do mercado brasileiro de smartphones no terceiro trimestre de 2019, entre os meses de julho a setembro. De acordo com o relatório, as vendas registraram uma queda de 1% em comparação com o trimestre anterior do mesmo ano.
Ao todo, 11,3 milhões de unidades de smartphones foram vendidas, sendo 10,5 milhões smartphones e 865 feature phones. O cenário econômico em baixa e a queda no consumo foram apontados como os principais motivos para a redução — que, segundo a IDC, não foi impedida mesmo com uma redução nos preços dos aparelhos em relação a 2018.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Além disso, a empresa vê um crescimento na busca por aparelhos do chamado "mercado cinza" — ou seja, obtidos por formas não oficiais no Brasil, seja por importação direta de outros países ou compra em lojas não autorizadas. Esse setor cresceu 537,3% em relação ao mesmo período de 2018.
O que também subiu?
Entre os destaques positivos, a IDC destaca que os smartphones intermediários ficaram mais populares, especialmente os modelos "Premium" mais baratos, com preço na faixa entre R$ 700 e R$ 1.099. O uso de IA, câmeras melhores e mais memória interna são os fatores mais buscados pelo consumidor brasileiro.
Até mesmo o mercado de feature phones subiu 40,3%, ainda com a demanda por esse tipo de celular simplificado. Só que a chegada do KaiOS no país não é o fator determinante aqui, já que esses produtos ainda precisam baratear para concorrer com os modelos tradicionais.
Perspectiva futura
Os dados do final do ano passado, que ainda não foram divulgados, devem ser mais positivos: períodos como Black Friday e Natal devem elevar as vendas em até 5,1%. Ainda assim, o ano de 2019 deve fechar com uma queda de 0,5% no volume fechado de produtos comercializados.
Fontes
Categorias