A história da Tesla é recheada de altos e baixos financeiros, mas a montadora comandada por Elon Musk parece finalmente viver um período econômico próspero. E a mais recente conquista da empresa no setor é bastante impressionante: ela agora é a companhia automobilística dos Estados Unidos com o maior valor de mercado da história dessa indústria.
Segundo o Barrons, a Tesla agora acumula uma capitalização de mercado de quase US$ 83 bilhões no total — ultrapassando em quase US$ 2 bilhões a antiga recordista, nada menos que a Ford. A tradicional montadora chegou a esse valor no índice Dow Jones em 1999.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O valor foi conquistado durante a tarde desta terça-feira (7), quando as ações da companhia subiram em 1,5%. Nos últimos três meses, aliás, a ascensão no valor de comercialização dos papéis da montadora é de 93%.
Feito histórico
O recorde não é ajustado pela inflação e deixa eventuais dívidas das montadoras tradicionais de lado — alterações que tornam as comparações com empresas de mais de 50 anos atrás um pouco exageradas. Ainda assim, não há dúvidas de que agora a marca de Musk está no mesmo patamar que empresas que tiveram uma era de ouro no passado, como a General Motors, a Chrysler e a própria Ford.
Atualmente, a montadora não vive apenas de carros elétricos e testes com sistemas autônomos. A revelação do Cybertruck com reservas em alta, a incorporação dos paineis solares da SolarCity e recentes eventos e investimentos na China fazem a empresa crescer em valor de mercado.
Fontes