A fabricante chinesa Xiaomi teve registrada uma nova patente que pode indicar um direcionamento da empresa no mercado de smartphones dobráveis. A informação é do site Let's Go Digital, que também registrou as fotos do projeto.
A ideia da empresa é a de um celular dobrável na vertical — ou seja, em forma de concha, assim como o recém-anunciado Motorola Razr. Porém, a diferença está na câmera frontal, que é retrátil. Desse modo, quando você quiser tirar uma selfie, o módulo com a lente, um sensor e um flash em LED "salta" do topo do dispositivo, permitindo o clique.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A patente ainda indica que o dispositivo quase não traz bordas em volta do display. Na traseira, duas câmeras e um flash estão abrigadas em um local que parece ser também um pequeno display capaz de exibir ícones de notificações.
Por enquanto, a Xiaomi ainda não oficializou um smartphoe dobrável — e exibiu um protótipo com esse formato pela última vez em janeiro deste ano. Já a tecnologia de câmera pop-up já apareceu em modelos da fabricante, como o Mi 9T.
Vale lembrar que o registro de uma patente nem sempre indica a utilização comercial da tecnologia em um produto. Ainda assim, o mercado de celulares dobráveis — tanto em forma de tablet quanto na vertical, no estilo "concha", deve estar bastante aquecido no ano que vem e essa pode ser uma das possibilidades de design desta e de outras fabricantes.
Fontes