Uma empresa japonesa especializada em iluminação está processando a Asus do Brasil em um tribunal de São Paulo. A companhia se chama Nichia e acusa a marca taiwanesa de utilizar sem autorização uma de suas patentes. A ação judicial tem como objetivo o pagamento de uma indenização.
O tal registro é uma patente do YAG, um material utilizado em painéis LED para smartphones. A patente número PI9710792-1 estaria aplicada nos seguintes modelos: ZenFone 3, ZenFone 3 Max, ZenFone 3 Zoom e ZenFone Max Pro M1. Apenas este último modelo ainda é comercializado no Brasil.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
De acordo com o site DigiTimes, além da Asus, as empresas de vendas Karimex Componentes Eletrônicos e Arrow Brasil também foram notificadas. Elas são ligadas à fornecedora Everlight Electronics.
O lado das empresas
Segundo a Nichia, a empresa "visa proteger suas patentes e outros direitos de propriedade intelectual, e toma medidas contra alegados infratores em qualquer país onde adequado e necessário".
Já em nota enviada ao site MobileTime, a Asus do Brasil afirma que “não foi oficialmente citada” no processo e, ao menos por enquanto, não vai se manifestar.