A Apple está sendo acusada, mais uma vez, de promover práticas anticompetitivas no iOS. Críticos da empresa estão alegando que as medidas de segurança implementadas pela companhia na mais recente versão do sistema estão impedindo o acesso de recursos para os aplicativos, mas não para as soluções desenvolvidas pela própria firma.
Com a nova política implementada no iOS 13, os aplicativos não podem mais pedir acesso à localização do smartphone do usuário a todo momento. Agora, a configuração é feita por meio de um menu com as opções de liberar os dados enquanto o app está em uso, apenas uma vez ou nunca.
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Segundo o Washington Post, a política só não é aplicada para os aplicativos da Apple, que são considerados confiáveis pelo sistema e ganham uso ilimitado aos dados de geolocalização. Segundo a publicação, as configurações padrão do sistema concedem para a empresa acesso a 18 rastreadores, incluindo uma tecnologia para enviar anúncios direcionados.
Preocupação de legisladores
De acordo com uma fonte do Washington Post, políticos dos Estados Unidos estão entrando em contato com aplicativos que podem ser afetados pela mudança para intervir contra a Apple, caso seja necessário. Uma das companhias em questão é a Tile, que desenvolve soluções para o usuário encontrar objetos usando Bluetooth e dados de localização, e que compete diretamente com a função Find My iPhone. Como o aplicativo não consegue receber acesso integral ao GPS, as funcionalidades acabam se tornando limitadas e perdendo espaço para a ferramenta da Maçã.
Por enquanto, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos não anunciou uma investigação formal sobre a Apple usar a segurança do iOS 13 para supostamente atrapalhar a concorrência em seu sistema operacional. Ainda assim, os casos de práticas anticompetitivas envolvendo a companhia estão cada vez mais comuns.
Neste ano, a firma se meteu em uma gigantesca trama legislativa após um processo do serviço de streaming Spotify. Além disso, em setembro, um levantamento do NY Times apontou que pelo menos 700 resultados de busca na App Store trazem apps da Apple como primeiro resultado, o que aumentou a desconfiança em torno da empresa.
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