A Claro passou a disponibilizar para a sua base de clientes o serviço de mensagens RCS — Rich Communication Services — desenvolvido pelo Google, trazendo uma nova opção de comunicação para os usuários. A novidade já era oferecida no México e na Colômbia pelo Grupo América Móvil, controlador da operadora.
O Google RCS é apontado como a evolução do SMS, já que permite enviar mensagens de áudio, vídeos e também o tradicional texto, é claro, além de disponibilizar recursos semelhantes aos oferecidos pelo WhatsApp, como confirmação de leitura, compartilhamento de localização e criação de grupos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Oferecido primeiramente nos Estados Unidos e na França, o serviço tem se expandido para vários países, aparecendo como um potencial concorrente para o iMessage, da Apple. Além de atender ao usuário comum, a ferramenta também traz boas opções para as empresas, abrindo um novo canal de comunicação entre elas e os clientes, disponibilizando muito mais recursos que o SMS.
Para usar o RCS na Claro, os clientes devem habilitar o serviço no aplicativo Google Mensagens, o mesmo utilizado para receber o SMS convencional. Também é possível ativar a tecnologia em outros apps compatíveis.
Outras operadoras que disponibilizam o Google RCS no Brasil
Além da Claro, no momento há outras duas operadoras que oferecem a nova geração do SMS no mercado nacional: Oi e Vivo. E o grupo pode crescer em breve, pois a Nextel também está realizando testes para adicionar a plataforma desenvolvida pelo Google, segundo o Mobile Time.
Cabe ressaltar que como se trata de um padrão de mensagens definido pela Global System for Mobile Communications (GSMA), associação que representa os interesses das prestadoras de serviço de telecomunicação móvel em todo o mundo, o RCS pode ser usado para a troca de mensagens entre clientes de diferentes operadoras.
Fontes
Categorias