A consultoria Interbrand divulgou, nesta quinta-feira (17), o ranking das marcas mais valiosas do mundo de 2019. Pelo sétimo ano consecutivo, a Apple aparece na liderança, agora avaliada em US$ 234 bilhões — é a primeira marca a atingir este patamar na história.
Mesmo tendo enfrentado algumas dificuldades nos últimos meses, principalmente em relação às quedas nas vendas de iPhones, a gigante de Cupertino se manteve firme no primeiro lugar do ranking Marcas Globais Mais Valiosas 2019, inclusive com uma alta de 9% no seu valor, em comparação com os números de 2018.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Outra empresa que apresentou resultado semelhante ao do ano passado foi a Google, na segunda posição e avaliada em US$ 167 bilhões, uma melhora de 8% em relação à edição anterior. O mesmo pode se dizer da Amazon, que manteve a terceira posição conquistada em 2018 e agora vale US$ 125 bilhões.
Por outro lado, o Facebook apresentou uma queda relevante e deixou o top 10. Do nono lugar conquistado em 2018, a companhia de Mark Zuckerberg caiu para o 14º, mostrando uma perda de 12% no seu valor de marca. Já a Uber e o LinkedIn surgem pela primeira vez no ranking, que está chegando à 20ª edição.
Apple e outras nove: veja o top 10 das marcas mais valiosas de 2019
Governância, claridade, comprometimento, relevância, engajamento, autenticidade, presença e diferenciação são alguns dos fatores levados em conta pela Interbrand ao elaborar o seu ranking.
O top 10 das marcas mais valiosas do mundo de 2019 é:
- Apple: US$ 234,24 bilhões
- Google: US$ 167,71 bilhões
- Amazon: US$ 125,26 bilhões
- Microsoft: US$ 108,84 bilhões
- Coca-Cola: US$ 63,36 bilhões
- Samsung: US$ 61,09 bilhões
- Toyota: US$ 56,24 bilhões
- Mercedes-Benz: US$ 50,83 bilhões
- McDonald's: US$ 45,36 bilhões
- Disney: US$ 44,35 bilhões
Segundo a consultoria, as 100 empresas citadas na pesquisa valem US$ 2,13 trilhões, juntas.
Fontes