O discurso de Donald Trump na ONU ontem (24) teve consequências bilionárias para as grandes empresas de tecnologia. Após o chefe de estado criticar a atuação de gigantes como Google, Amazon e Facebook, o valor de mercado das companhias despencou na bolsa de valores.
Durante sua fala na conferência das Nações Unidas, Donald Trump comentou sobre as tensões com a China e criticou o "poder das redes sociais", dizendo que os grandes conglomerados não devem "silenciar a voz do povo". Segundo o Business Insider, o grupo de grandes empresas de tecnologia FAANG, que engloba Facebook, Amazon, Apple, Netflix e Alphabet (dona da Google), perdeu um total de US$ 58 bilhões em valor de mercado após as declarações do presidente.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A Netflix foi a empresa que mais sentiu a queda e viu suas ações perderem 4,3% do valor. Os papéis do Facebook caíram 3%, enquanto a Amazon teve declínio de 2,5%. Já Google e Apple tiveram perdas de 1,3% e 0,5%, respectivamente.
Mercado em baixa
A queda nos números dos principais nomes da tecnologia no mercado de ações também fez o índice Nasdaq despencar 1,4% no fim da terça-feira. No pregão de hoje, as gigantes da tecnologia abriram com preços em baixa e, caso as quedas continuem, a tendência é que o cenário financeiro continue piorando.
A atuação de Donald Trump também está afetando o mercado brasileiro. Durante a manhã, a Ibovespa caiu 0,32%, impulsionada pelas notícias sobre o avanço do pedido de impeachment do presidente americano.
Fontes