O governo federal publicou na última terça-feira (07) uma Medida Provisória MP que pretende liberar uma nova rodada de saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Qualquer trabalhador poderá sacar até R$ 1.045 de contas ativas e inativas a partir do dia 15 de junho.
O Congresso ainda precisa apreciar a MP nas próximas duas semanas, mas é você já pode ir consultando seu saldo em todas as suas contas do FGTS pelo celular e descobrir se poderá ou não sacar o valor total máximo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Pelo app
Você pode baixar o app do FGTS para Android e iOS. Depois de instalá-lo, é necessário cadastrar uma senha. Siga os passos abaixo:
- Na tela inicial, selecione “Primeiro acesso”
- Leia o texto e então aceite as condições
- Digite o número do NIS/PIS (presente na Carteira de Trabalho ou no Cartão Cidadão)
- Preencha o formulário com seu nome, o de sua mãe e outros dados
- Crie uma senha e cadastre
Depois disso, é só retornar para a tela inicial e entrar com suas credenciais recém-criadas, com login a partir do seu CPF. Pelo software é possível encontrar dados de todos os empregadores anteriores e alterar endereço, entre outras coisas.
Pelo site
Entre no site da Caixa Econômica Federal. Aqui vale a mesma coisa sobre a criação da senha:
- Digite o número do NIS/PIS (presente na Carteira de Trabalho ou no Cartão Cidadão)
- Preencha o formulário com seu nome, o de sua mãe e outros dados
- Crie uma senha e cadastre
Na sequência, é só retornar para a home e entrar com as credenciais, a partir do login com CPF.
Regras
Você pode também receber as informações atualizadas pelo celular e email, bastando, para isso, cadastrar esses serviços no próprio app ou no site. Quem quiser também pode optar por ter o extrato em papel, na forma tradicional, por meio de carta.
A MP desta terça-feira deixa o cronograma e os critérios para o saque a serem definidos pela Caixa Econômica Federal, mas o banco ainda não fez nenhuma publicação de informações a esse respeito. Precisamos esperar a definição final do Congresso e, por fim, da Caixa.
Categorias