A Samsung estima uma queda de 56% no lucro do último trimestre encerrado em junho em comparação com o desempenho dos primeiros três meses do ano. No comunicado divulgado hoje a empresa ainda ressaltou que o valor total do lucro deste período deve ser 6, 5 trilhões de won, aproximadamente US$ 5,6 bilhões, o montante é 4,2% menor do o que registrado no mesmo período de 2018.
Se previsão da fabricante se confirmar, este será o terceiro trimestre seguido de queda. Especialistas dizem que a causa disso é a diminuição no número de vendas de smartphones e as sucessivas promoções que baixam o preço de mercado dos dispositivos para não perder em volume.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Outro possível motivo para a queda do lucro é a situação da Huawei, que tem a Samsung como fornecedora. Com as sanções, diminuíram as vendas da chinesa, impactando no volume de pedidos à sul-coreana.
Recuperação à vista?
Apesar do cenário e resultados negativos, especialistas esperam que a empresa retome o crescimento em breve. O mercado de smartphones é sazonal, sendo que muitos lançamentos, como os da Apple que compra telas OLED da Samsung, acontecem no segundo semestre.
Como fabricante e fornecedora de peças, a empresa espera aumentar sua receita com a venda de seus próprios telefones, como o Galaxy Note 10 que será lançado em agosto, e de seus concorrentes, maximizando a demanda por componentes.
Por outro lado, a disputa nebulosa entre Japão e Coreia do Sul por conta de acusações de sobre o trabalho forçado em tempos de guerra, pode afetar a Samsung com o aumento do preço de peças japonesas cruciais para a fabricante.
O estado é de alerta e o futuro, portanto, depende do sucesso dos próximos lançamentos.
Fontes