Quem tem sugestões a respeito da utilização e da implementação do 5G no Brasil agora dispõe de um canal oficial para se expressar. O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) iniciou nesta terça-feira (2) a consulta pública sobre a quinta geração de conectividade móvel.
A campanha vai reunir respostas de cidadãos interessados antes de escrever o chamado "Estratégia Brasileira para Redes de Quinta Geração", um documento que servirá de base para as políticas do 5G no país.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Segundo o MCTIC, o documento vai permitir ao governo ter uma visão geral em forma de diagnóstico da situação da infraestrutura no país, das necessidades do consumidor e dos desafios dessa nova tecnologia. Vale lembrar que o TecMundo já explicou os motivos para você se empolgar com o 5G, desde velocidade e estabilidade até baixa latência — clique aqui e confira.
Como participar
A consulta pública pode ser acessada por este link. As respostas podem ser enviadas até 31 de julho; todas possuirão caráter público e serão divulgadas ao final do período de contribuições.
As perguntas foram divididas em cinco temas — radiofrequência; outorga e licenciamento; pesquisa, desenvolvimento e inovação; aplicações; e segurança no ambiente 5G — e foram elaboradas a partir do texto-base da Estratégia, que pode ser acessado online na própria página da consulta pública e cuja leitura é recomendada antes da participação.
Fontes