O administrador da NASA, Jim Bridenstine, afirmou nesta semana que a explosão de uma cápsula da SpaceX, que aconteceu em abril, adiou o cronograma de lançamentos da agência. Provavelmente, os astronautas americanos que estão na Estação Espacial Internacional terão sua volta aos Estados Unidos postergada.
Além disso, ele evitou apresentar prazos para o programa de Desenvolvimento de Tripulação Comercial, mas a tendência é de que os lançamentos de foguetes comerciais não aconteçam mais neste ano.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
De acordo com informações da Reuters, os comentários de Bridenstine contradizem a intenção de Elon Musk de trazer os astronautas de volta à Terra ainda em 2019. A agência também relata que uma fonte familiarizada com o assunto disse que a SpaceX tem expressado confiança, de forma privada, na manutenção do cronograma. O programa de Desenvolvimento de Tripulação Comercial tem um papel importante para a NASA porque é uma possibilidade de que os Estados Unidos não dependam mais da Rússia para chegar à estação espacial.
O problema, porém, não é só com a SpaceX. A Boeing também foi contratada pela agência para desenvolver um modelo de foguete e cápsula que leve os astronautas ao espaço, mas adiou o cronograma de voos por meses. Todos esses elementos colocam em dúvida a possibilidade de cumprir o prazo inicialmente pensado.
O acidente
BREAKING: #SpaceX Crew Dragon suffered an anomaly during test fire today, according to 45th Space Wing. Smoke could be seen on the beaches.
— Emre Kelly (@EmreKelly) 20 de abril de 2019
"On April 20, an anomaly occurred at Cape Canaveral AFS during Dragon 2 static test fire. Anomaly was contained and no injuries." pic.twitter.com/If5rdeGRXO
A explosão da SpaceX aconteceu no dia 20 de abril, durante um teste de oito propulsores de emergência que deveriam impulsionar a cápsula para longe do foguete caso houvesse alguma falha durante o lançamento. O acidente ainda está sendo investigado, e a empresa não fez pronunciamentos para esclarecer as causas.
Antes do acidente, a SpaceX tinha levado a mesma cápsula ao espaço em missão não tripulada. Quando retornou à Terra, ela foi resgatada do oceano e levada à sede dos testes. Não se sabe se a explosão foi resultado de problemas no desenvolvimento da cápsula ou se ela sofreu algum dano ao pousar.
Fontes
Categorias