A habilidade da Google em lidar com grandes volumes de informação não é nenhuma novidade. Com base nesse conhecimento, a empresa firmou uma parceria com a Sanofi, uma das maiores companhias farmacêuticas do mundo, para auxiliar a entender melhor as doenças e, obviamente, os pacientes.
Apple e Google já demonstraram interesse no monitoramento de informações da área de saúde com o lançamento de aplicativos e gadgets que armazenam dados como frequência de batimentos cardíacos e nível de atividade de seus usuários. O grande problema sempre foi a limitação de tais equipamentos na obtenção das informações.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
(Fonte: Flickr/NIHS Laboratory)
A parceria firmada entre Google e Sanofi une uma quantidade imensa de dados médicos, de pacientes e de doenças com uma empresa especialista no tratamento dessas informações. O objetivo inicial é utilizar os resultados para que o relacionamento com os pacientes seja aprimorado.
Tratamento personalizado
O acesso a tamanha base de dados pode levantar desconfiança em relação à privacidade, mas a Sanofi acredita que os benefícios gerados pela parceria proporcionarão uma abordagem mais personalizada aos tratamentos, aumentando sua eficácia.
Por outro lado, a gigante farmacêutica também utilizará as informações estratégicas obtidas por inteligência artificial para otimizar logística e marketing. Assim, os medicamentos necessários para determinadas épocas do ano podem ser alocados de forma otimizada, reduzindo custos e tornando o produto disponível no momento ideal.
A base de dados da Sanofi será migrada para os servidores do Google Cloud, tornando o armazenamento mais confiável e facilitando a análise dos dados pela empresa. Além do aumento da eficiência na operação da empresa, esperamos que a parceria possa tornar os medicamentos mais eficazes e baratos, melhorando a qualidade de vida de todos.
Fontes