A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) iniciou nesta quarta-feira (29) uma nova campanha chamada #ResolvaNoSite. O objetivo da ação é incentivar o consumidor a utilizar os sites oficiais de operadoras de telefonia e serviços de TV por assinatura, tirando dúvidas e realizando várias tarefas rapidamente por meio da página. A ideia é agilizar processos como fiscalização e até cancelamento.
Segundo a Anatel, atendimento digital é obrigação dessas empresas e deve ser completo. "Operadoras devem disponibilizar todas as informações e serviços que são prestados na central telefônica ou nas lojas", diz o comunicado oficial. Todo consumidor tem direito a acessar essa área para clientes, recebendo um login e uma senha no momento da contratação do serviço.
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Por enquanto, as empresas Claro, Nextel, Oi, Sky, TIM e Vivo participam da ação da Anatel, que agora aguarda a implementação de melhorias com base na fiscalização. A campanha #ResolvaNoSite será realizada em redes sociais e nas páginas institucionais da agência.
Até cancelar contrato
As tais áreas de atendimento devem oferecer os seguintes procedimentos: pedir informações, registrar reclamações, solicitar serviços, acompanhar as demandas encaminhadas para a operadora e até pedir rescisão do contrato.
Pois é: em teoria, é possível cancelar uma assinatura ou um vínculo somente pela página na internet. Essa opção deve ser bem visível e objetiva, com atendimento no máximo via chat online — na prática, entretanto, o processo é bem mais burocrático e demorado.
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