O YouTube Gaming, divisão do site de vídeos da Google voltada para jogos, será oficialmente descontinuado na quinta-feira (30). O fim da plataforma já havia sido anunciado em setembro do ano passado, assim como outras reformulações no serviço.
Lançado em 2015, o YouTube Gaming tem interface e aplicativo próprios, dando ênfase para conteúdos de games que são publicados no site de vídeos, como páginas dedicadas a jogos e um visual que facilita os comentários em lives.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Página inicial do YouTube Gaming (Imagem: Reprodução )
Desde seu lançamento, o objetivo da iniciativa era oferecer uma experiência capaz de bater de frente com o Twitch, plataforma de streaming de jogos da Amazon. Ao que tudo indica, porém, a ideia não deu tão certo quanto o esperado. Felizmente, o fim do projeto não afetará a estrutura dos canais de games, já que as informações usadas no YT Gaming, como vídeos e inscrições, são as mesmas presentes na versão convencional do site.
Nova divisão de games
Como o YouTube conta com mais de 200 milhões de usuários por dia buscando jogos na plataforma, o fim do Gaming não significa que os gamers serão esquecidos pela Google, principalmente agora que o serviço Stadia está perto de ser lançado.
A partir de sexta-feira (31), a principal divisão voltada para games no YouTube se tornará a aba "Jogos", que pode ser acessada no menu lateral do site ou por meio deste link.
Nova página do YouTube para games (Imagem: Reprodução)
Assim como o YT Gaming, a nova seção traz páginas dedicadas e recomendações específicas para conteúdos de games, além de uma divisão para transmissões populares ao vivo e com vídeos "Em Alta". Para quem vai sentir falta do visual escuro do antigo aplicativo, o YouTube também conta com um modo noturno integrado que pode ser ativado no menu de conta, no canto superior direito, tanto no desktop quanto em smartphones.
No ano passado, a Google também revelou uma funcionalidade para a divisão de games, chamada On The Rise, que promete ajudar canais pequenos e com conteúdo de qualidade a ganharem mais espaço. A novidade consiste em uma página de destaque trazendo produções que passaram por uma curadoria feita pela equipe do site, mas ainda não está disponível no Brasil.
Categorias