Uma decisão tomada por Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, deve aumentar a tensão recente com a China e pode efetivamente banir a Huawei de operar no país. Na noite desta quarta-feira (15), Trump assinou uma ordem do executivo que dá ao governo o poder de impedir empresas americanas de comprarem equipamentos chineses.
A justificativa é a mesma que a administração utilizou em outros momentos. O governo de Trump acredita que as redes de telecomunicação que usam equipamentos da Huawei podem ser utilizadas pela China para espionar cidadãos americanos e membros do governo dos Estados Unidos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A Huawei sempre negou as acusações de espionagem e emitiu um comunicado afirmando que a nova medida de Trump não vai aumentar a segurança dos Estados Unidos. Para a companhia, impedir empresas americanas de comprarem equipamentos chineses servirá apenas para atrasar a expansão do 5G no país, visto que a Huawei é líder global nessa tecnologia.
O que diz a ordem de Trump?
A ordem assinada pelo presidente Trump recorre a um ato que permite ao governo americano regular a economia caso considere que o país está passando por uma emergência nacional que ameace diretamente a segurança da nação. Quando entrar em vigor, em 150 dias, ela exigirá que as negociações entre empresas americanas e chinesas envolvendo tecnologia de informação ou comunicação sejam aprovadas pelo governo.
Além de praticamente impedir a Huawei de operar nos EUA, a medida pode afetar até mesmo companhias americanas como a Qualcomm, que dependem de componentes chineses para fabricar seus produtos.
Fontes
Categorias