Recentemente, a Amazon divulgou a informação de que ainda vai demorar para vermos armazéns totalmente automatizados. Entretanto, ela já está dando alguns pequenos passos nessa direção, sendo o mais recente a possibilidade de usar máquinas para empacotar pedidos.
De acordo com a Reuters, essas máquinas são produzidas pela CartonWarp e capazes de substituir 24 funcionários cada. Sozinhas, elas possuem autonomia para criar de 600 a 700 caixas por hora, cadência quatro ou cinco vezes mais rápida que a de um funcionário humano.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Foi mencionado ainda que essas máquinas custam US$ 1 milhão cada, mas que a Amazon poderia recuperar esse montante investido em cerca de um ano. Além disso, cada robô seria capaz de substituir 24 funcionários humanos e, caso a empresa decida utilizar esse sistema em seus 55 centros de distribuição para itens de tamanho padrão, isso poderia significar a demissão de 1.300 trabalhadores.
Processo já começou
A Reuters ainda relata que algumas dessas máquinas já foram instaladas em armazéns localizados em Seattle, Frankfurt, Milão, Amsterdã e Manchester. Elas também podem estar a caminho de pequenos centros que a Amazon está preparando para trabalhar com itens pequenos nos Estados Unidos, mas sem uma data exata para o início das ativiades das máquinas nesses locais.
"Estamos testando essa nova tecnologia com a meta de aumentar a segurança, acelerar os tempos de entrega e adicionar mais eficiência ao nosso trabalho. Esperamos que a economia com essas máquinas possa ser repassada para outros serviços voltados para os consumidores, onde novas vagas vão continuar sendo criadas", explicou um porta-voz da empresa ao site Engadget.