Depois de tomar o segundo lugar da Apple no mercado global de smartphones em dois trimestres de 2018, a Huawei divulgou dados preliminares indicando ter vendido 51% mais celulares no primeiro trimestre de 2019 (1T2019) do que no mesmo período do ano passado. Em apenas três meses, a chinesa vendeu nada menos que 59 milhões de smartphones.
Com um crescimento dessa magnitude, a Huawei deve estabelecer sua posição como segunda maior fabricante de celulares do mundo durante 2019. Apesar de ter ultrapassado a Apple em duas oportunidades durante ao ano passado, a chinesa fechou o acumulado do ano atrás da norte-americana.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A expectativa é de que isso não aconteça neste ano. No 1T2018, a Maçã vendeu 52 milhões de iPhones, e a tendência da marca é de queda no volume de vendas. Com 59 milhões de unidades vendidas entre janeiro em março, a Huawei já abriu uma boa vantagem sobre a Apple, que só deve voltar a crescer no terceiro ou quarto trimestre, com o lançamento de novos iPhones.
Foco na Samsung
Com a empresa de Tim Cook no retrovisor, a Huawei agora mira na maior fabricante de dispositivos móveis da história. A Samsung dominou o mercado por quase uma década, mas à exemplo da Apple, também vem perdendo volume de vendas. Existe a possibilidade de a coreana perder seu posto para a Huawei em algum momento de 2020, caso as tendências de crescimento e queda se mantenham nos próximos trimestres nesse segmento.
Existe a possibilidade de a Samsung perder seu posto para a Huawei em algum momento de 2020
A fabricante chinesa reportou também um crescimento substancial na sua receita trimestral, apesar da campanha do governo Trump nos EUA e no exterior contra a empresa. No 1T2019, a Huawei arrecadou US$ 26,8 bilhões, um aumento de 39% na comparação com 1T2018.
O crescimento da Huawei pode ser explicado pela sua expansão internacional nos últimos trimestres. Apesar da desaceleração do mercado asiático, a marca conseguiu expandir sua operação com sucesso na Europa em 2018 e já registra números expressivos por lá. Em maio, a companhia lança oficialmente o P30 Pro no Brasil, voltando a participar de um dos maiores e mais concorridos mercados mobile do mundo.
Fontes