A Google vem realizando testes com anúncios em seu sistema operacional para TVs, o Android TV. Algumas smart TVs da Sony e os aparelhos Mi Box 3, da Xiaomi; Shield TV, da NVIDIA, entre outras, vem sendo “cobaias” em uma experiência que promete canais e apps patrocinados e personalizados.
"A Android TV está comprometida em otimizar e personalizar a experiência de entretenimento em casa. À medida que exploramos novas oportunidades para engajar a comunidade de usuários, estamos executando um programa piloto para divulgar o conteúdo patrocinado na tela inicial do Android TV", disse um porta-voz do Google em um comunicado por e-mail.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Na prática, o que acontece é que agora é possível ver uma barra chamada “Sponsored”, que aparece em local de destaque na plataforma. Alguns usuários já reclamaram da novidade e a Sony adicionou uma descrição em sua página de suporte, dizendo que todo o conteúdo ali posicionado é de inteira responsabilidade da Google.
This Android TV sponsorship banner is pretty darn awful. Not Fire TV levels of awful, but an unexpected, unpleasant surprise. https://t.co/atRHrEmMZJ pic.twitter.com/UQidnkFhjh
— Dave Zatz (@davezatz) 5 de abril de 2019
É até possível evitar que essa barra apareça, mas é necessário ir ao menu inicial e criar e ativar um perfil restrito que seleciona os aplicativos que você deseja usar. Ainda não há mais detalhes sobre esse conteúdo patrocinado e nem se ele vai se espalhar para todos os aparelhos e regiões.
Fontes
Categorias