Pouco mais de um ano após anunciar a Iniciativa Google Notícias para combater a desinformação na internet, o Google lançou mais um projeto que visa incentivar o jornalismo de qualidade e financiar redações locais. Chamado de Local Experiments Project, ele será desenvolvido em parceria com a McClatchy Company, empresa que edita vários jornais diários nos Estados Unidos.
Durante os próximos três anos, a McClatchy irá lançar novas operações voltadas para a produção de jornalismo digital local. Todos os sites serão completamente controlados pela empresa, incluindo a parte editorial, mas eles terão suporte de uma equipe de especialistas do Google para tocar o projeto, além de receber financiamento da gigante da tecnologia.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A ideia é incentivar o surgimento de novas publicações digitais sustentáveis em cidades dos Estados Unidos com menos de 500 mil habitantes. Nos últimos anos, o jornalismo local feito em cidades médias e pequenas foi o principal afetado pela queda nas receitas de publicidade online, criando os chamados desertos de notícias.
Além do Facebook, o próprio Google costuma ser apontado como um dos culpados pela situação. Atualmente, as duas empresas juntas controlam 60% do mercado de propagandas na internet.
Nos próximos meses, as empresas vão anunciar quais serão as primeiras cidades a receber investimento da iniciativa. O objetivo é tentar criar um modelo sustentável para o jornalismo local e reproduzir a iniciativa em mais países. Por enquanto, não há prazo para essa expansão da iniciativa.
Fontes