A Amazon anunciou a abertura de uma versão compacta de uma de suas lojas da Amazon Go. Com um pouco mais de 40 metros quadrados, ela foi inaugurada na cidade de Seattle, em um dos escritórios da companhia. Essa é a oitava unidade da marca, que no caso foi criada para oferecer lanches e saladas para funcionários da Amazon. O empreendimento não tem caixa de atendimento, e quando uma mercadoria é retirada de alguma prateleira, os clientes são rastreados por sensores e câmeras. Já o pagamento, é debitado de modo automático em conta ou cartão de crédito e registrado em um aplicativo.
O novo modelo de negócio sugere que a companhia possa expandi-lo para outros espaços, como hospitais, aeroportos e shoppings. De acordo com Gianna Puerini, vice-presidente da Amazon Go, a expectativa ao desenvolver esse formato de loja é a de que possa “se encaixar bem em espaços abertos”, pois pode ser facilmente construída a partir de peças pré-montadas. Além disso, o foco na venda de alimentos seria uma estratégia da Amazon, já que esse é um produto sempre muito atrativo para os consumidores.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Segundo o site de negócios Reuters, a companhia estaria em negociação para incluir mais unidades compactas como a de Seattle nos aeroportos de Los Angeles e San Jose. Nesse caso, esse tipo de serviço pode ser muito útil, pois se trata de um espaço em que as pessoas estão muitas vezes com pressa e em busca de alimentos rápidos. Por outro lado, deve continuar enfrentando críticas quanto à crescente substituição de humanos por sistemas automatizados.