Um erro cometido por um estagiário durante um treinamento com o sistema de anúncios da Google pode resultar em um prejuízo milionário para a companhia de Mountain View. O vacilo deixou no ar uma série de anúncios em branco em sites e apps durante 45 minutos até que tudo fosse corrigido.
A Google confirmou o erro e garantiu que vai honrar os pagamentos assumidos, mas não citou valores. Uma fonte da indústria revelou ao Financial Times que o potencial de prejuízo nesse caso é alto e pode bater a casa dos US$ 10 milhões, mas, de fato, é provável que a quantia exata nunca seja confirmada publicamente.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
“Um exercício de treinamento de publicidade resultou em um erro no qual gastos reais ocorreram em sites por aproximadamente 45 minutos”, informou a Google. “Assim que soubemos desse erro sem má intenção, trabalhamos rapidamente para interromper a circulação das campanhas.”
O equívoco
Tudo aconteceu durante um treinamento com estagiários de publicidade, quando eles estavam vendo a plataforma eletrônica de anúncios da Google. Um dos estagiários teria ido além do permitido e, sem querer, realizado uma ordem de “compra” de anúncios que passou despercebido pelos instrutores.
Como se isso não fosse o suficiente, o estagiário fez a oferta a US$ 25 o CPM (custo por mil impressões), valor bem superior à média de US$ 2 a US$ 4 normalmente pagos pela companhia.
As solicitações foram feitas por meio do sistema Ad Exchange (AdX), da Google, que permite a aquisição de espaços de publicidade em sites e apps em tempo real — essa plataforma é a ponte da Google entre quem quer anunciar e quem quer receber um anúncio em seu espaço
Como relata o FT, entretanto, a exposição a uma simples falha humana mostra a vulnerabilidade de sistemas automatizados e altamente tecnológicos como é o AdX, da Google.