O casal que administrava os sites LoveROMS.com e LoveRETRO.co chegou a um acordo extrajudicial com a Nintendo e vai pagar US$ 12,2 milhões em reparações de danos para a companhia japonesa. Seus sites distribuíam ROMs de games antigos da Nintendo para que os visitantes pudessem baixar e jogar gratuitamente esses títulos por emuladores.
Jacob Mathias e sua esposa decidiram negociar com a Nintendo antes mesmo de o caso ir à julgamento nos EUA. A tática é comum no país para minimizar as perdas dos acusados e adiantar o pagamento de reparações aos requerentes do processo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Essa seria uma estratégia para assustar donos de outros sites de pirataria
Ainda assim, a multa de US$ 12,2 milhões foi considerada alta pelo TorretFreak. O site então levanta a possibilidade de a papelada oficial estar detalhando um valor muito mais alto do que os acusados terão que efetivamente pagar. Essa seria uma estratégia para assustar donos de outros sites de pirataria.
Mesmo antes de chegar a um acordo com o casal Mathias, contudo, a Nintendo já havia alcançado esse objetivo. Vários outros sites norte-americanos que hospedavam ROMs da Nintendo saíram espontaneamente do ar quando LoveROMS.com e LoveRETRO.co foram atingidos pelo processo judicial.
Um juiz de um tribunal federal no estado norte-americano do Arizona ainda precisa assinar o acordo para torná-lo oficial, mas praticamente não há chances de o acordo ser desfeito a essa altura.
Fontes