A Apple registrou há poucos dias uma patente de veículos elétricos autônomos de nome “Peloton”. Como essa denominação sugere, os carros deveriam funcionar como uma espécie de pelotão durante o trajeto em estradas. Para isso, eles seriam interligados por um sistema de comunicação e deveriam compartilhar a energia de uma bateria por meio de um “braço conector”. A ideia é que esse tipo de condução possa tornar viagens mais eficientes e econômicas, especialmente quando envolvem um grande número de pessoas e até mesmo carregamentos.
O projeto deve funcionar de modo similar ao esquema de equipes de ciclismo, em que uma certa quantidade de pessoas pedala à frente do capitão ou de outros integrantes do time, para reduzir o arrasto dos que estão mais atrás. Isso acontece de modo alternado, assim os atletas trocam sua posição, para que alguns possam poupar energia e descansar um pouco, já que não têm que “lutar” o tempo todo contra o vento. A adaptação dessa estratégia para os veículos “Peloton”, poderia ajudá-los a economizar combustível, por exemplo (veja imagem da operação abaixo).
No caso, o sistema de navegação da Apple seria responsável por comparar os períodos em que cada automóvel ficaria em uma posição e a hora certa de mudá-la. Assim, iria enviar instruções para que cada carro componente fique em uma determinada configuração, de acordo variadas situações de percurso. Enquanto isso, alguns deles poderiam ao mesmo tempo ser abastecidos com ajuda do braço conector.
Como já se espera de uma patente, isso não quer dizer que a Apple irá de fato lançar o modelo de condução, já que a companhia registra com frequência suas propostas nem sempre as concretizando. Mas é inegável que a ideia oferece possibilidades muito interessantes para algo no futuro. O projeto foi registrado no Escritório de Patentes dos Estados Unidos, e pode ser conferido na íntegra aqui.
Embora a empresa seja sempre lembrada por desenvolver dispositivos móveis e computadores, também atua no segmento automobilístico. Exemplo disso é que está testando uma frota de carros autônomos na Califórnia. Há também rumores de que a companhia esteja trabalhando com a Volkswagen no desenvolvimento de vans autônomas para transportar seus funcionários entre seus diversos escritórios.