Jeff Bezos está rindo à toa com o anúncio da receita da Amazon no terceiro trimestre deste ano. O Q3 2018 acumulou nada menos do que US$ 56,6 bilhões e um grande alta de 29% em relação ao Q3 2017. A empresa registra lucro operacional de US$ 3,7 bilhões, bem acima dos US$ 347 milhões do mesmo período da temporada passada; e a fatia vinda do e-commerce chegou a nada menos do que US$ 2,9 bilhões.
Chegada de novos produtos da linha Echo impulsionou as vendas online
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O grande catalisador dessas cifras foi o lançamento de uma nova linha de produtos de seu smart speaker com a assistente digital Alexa — incluindo o Echo Show, Echo Dot e o Echo Plus, entre outros. Além disso, houve um aquecimento das vendas do tablet Fire HD 8, da atualização do Kindle com o modelo Paperwhite, o transmissor de conteúdo Fire TV Recast DVR, a câmera portátil Ring Stick Up Cam e demais eletrônicos.
Além disso, a Amazon expandiu as ofertas do Prime Video com atrações originais e lançou o serviço livreiro Prime Book Box para todos os usuários Prime nos Estados Unidos, melhorou a qualidade de atendimento da Alexa e montou seu marketplace na Turquia, entre outras ações. “A equipe está fazendo um trabalho fantástico construindo e inovando para os clientes. A Amazon Business atingiu agora uma taxa anual de vendas de US$ 10 bilhões e está servindo milhões de organizações privadas e do setor público em oito países”, elogia o CEO.
A expectativa do quarto trimestre é que as vendas líquidas fiquem entre US$ 66,5 bilhões e US$ 72,5 bilhões, um crescimento entre 10% e 20% na comparação com o Q4 2017. A projeção da receita operacional deve ficar entre US $ 2,1 bilhões e US$ 3,6 bilhões — no ano passado foi de US$ 2,1 bilhões.