Uma semana atrás, a operadora TIM viu seus usuários acordando mais cedo após uma falha ter ativado o horário de verão nos relógios fornecidos pela rede celular. Agora (início da madrugada do dia 21 de outubro), o problema aconteceu de novo e dessa vez atingindo mais operadoras. Usuários com linhas ativadas em várias operadoras já afirmaram que o relógio dos seus aparelhos foi adiantado em uma hora. Ou seja: o horário de verão foi ativado antes da hora.
Aparentemente, desta vez o problema foi apenas no Android. Não há confirmação, mas há grandes chances de que não haja influência das operadoras - pois o problema estaria ligado à agenda oficial da própria Google.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Até o momento, nenhuma das operadoras e nem a Google se manifestou. Mesmo assim, é certo que nas próximas horas a correção já será realizada e todos vão voltar a ter seus horários marcados corretamente. De todo modo, você pode fazer a alteração manual conforme indicado logo abaixo.
Como corrigir no Android
- 1. Vá até as configurações
- 2. Data e Hora
- 3. Desmarque "Data e hora automáticas"
- 4. Defina o horário certo (para saber o horário correto em sua região, busque por "hora certa" no Google.)
E quando começa o horário de verão, afinal?
Originalmente programado para o terceiro domingo de outubro (21), neste ano o início do horário de verão foi adiado primeiro para não atrasar a apuração dos resultados do segundo turno das eleições, em 28 de outubro. Assim, a mudança oficial de horário começa no dia 4 de novembro e vai até o terceiro domingo de fevereiro, dia 17.