O ranking realizado anualmente pela Interbrand — consultoria de marcas especializadas — identificou as marcas mais poderosas de 2018. Na análise, a Amazon é a companhia que mais cresceu em apenas um ano. Já o Facebook, mesmo ocupando um bom lugar, apresentou queda, devido aos escândalos da Cambridge Analytica em que esteve envolvido. Além disso, como esperado, empresas do setor de tecnologia continuam a dominar as duas primeiras colocações.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
- Desempenho financeiro dos produtos e serviços das marcas;
- Influência das marcas nas decisões de compra dos consumidores;
- Força competitiva e capacidade de reter e sustentar demandas e lucros futuros.
A partir disso, conheça as 10 companhias mais bem colocadas no ranking.
10. McDonalds
9. Facebook
Com crescimento em queda de 6%, o Facebook perdeu uma posição no ranking. A marca que antes valia US$48,1 bilhões, agora soma US$45,168 bilhões. Como dito, isso é resultado do envolvimento do Facebook no uso de dados de seus usuários por terceiros.
8. Mercedes-Benz
Subindo uma posição, a Mercedes-Benz aparece com aumento de 2%, sendo avaliada em US$48,6 milhões. O destaque fica por conta de sua considerável relevância diante de outras marcas do setor automotivo.
7. Toyota
Mantendo a mesma posição de 2017, a Toyota apresentou crescimento de 6% — ao contrário do ano passado, em que teve queda de 6%. A companhia está valendo US$53,4 bilhões, e tem como diferenciais diante do público qualidades, como: presença e autenticidade.
6. Samsung
A gigante sul-coreana também continua na mesma posição do ano passado. Hoje exibe aumento de 6%, sendo avaliada em US$59,8 bilhões. O resultado mantém a marca algumas posições abaixo de suas rivais do setor mobile.
5. Coca-Cola
Considerada uma das companhias mais lembradas por qualquer pessoa no mundo, a Coca-Cola manteve-se em queda de 5% e perdeu uma posição no ranking. A marca tem valor atual de US$66,3 bilhões.
4. Microsoft
Mesmo com aumento de 16%, a empresa de Bill Gates perdeu o 3° lugar do ranking, sendo avaliada em US$92,7 bilhões. Isso é decorrente do enorme crescimento de uma outra companhia, como pode ser notado a seguir.
3. Amazon
Ocupando agora o lugar que antes pertencia à Microsoft, a Amazon já era a marca de maior crescimento em 2017 e manteve esse status em 2018. Com a alta de 56%, ela agora vale US$100,7 bilhões.
2. Google
Valendo US$155,5 bilhões e com crescimento de 10%, a gigante da internet manteve a mesma posição do ano passado. Evidentemente, isso é resultado de sua constante presença e relevância na vida das pessoas.
1. Apple
Como esperado, a Apple manteve sua liderança como a marca mais poderosa do mundo. No caso, ela teve crescimento de 16% e foi avaliada em US$214,4 bilhões. Destacam-se como qualidades notadas na avaliação aspectos, como: consistência, engajamento e diferenciação pelo público em relação às demais marcas.
Fontes
Categorias